SCUBADIVE MERGULHO

Minha foto
Franca, São Paulo, Brazil
SCUBADIVE MERGULHO ESCOLA PADI, SDI e TDI, opera em Franca e Rifaina-SP.

A Piscina mais funda do mundo!

Quem é adepto ao mergulho ou já realizou um curso de mergulho com certeza usou uma piscina para treinamentos.
Mas qual piscina seria ideal para a prática do mergulho?
Na maioria dos lugares as piscinas usadas são rasas com no máximo 2 metros de profundidade, legal, mas já pensou que poderia realizar ou mesmo ter feito um curso em uma piscina de 33 metros de profundidade? O que, 33 metros?
Sim, o famoso centro de mergulho NEMO 33 situado em Uccle, Bélgica, perto de Bruxelas, com 4 anos de existência é o lar da piscina de água doce mais profunda do mundo a NEMO 33. Com 33 metros de profundidade o equivalente a um prédio de 12 andares, foi criada para a prática, treinamento e certificação em mergulho autônomo, desde o recreacional até mergulho técnico além do profissional e militar ou mesmo para pura diversão.
O criador, é engenheiro civil e apaixonado por mergulho, ele quis construir uma piscina que reproduzisse na Bélgica o mar de Bora Bora, ilha no oceano Pacífico famosa pelas suas águas cristalinas, pois o mar na Bélgica não tem as condições necessárias para o mergulho, pois é frio, com baixa visibilidade e fortes correntes.
Foram três anos de pesquisa e 21 projetos até chegar ao final, inaugurada em 2004 ao custo de cerca de 11 milhões de reais.
Desde então, a piscina já fez mais de 100 mil batismos (como são chamados os mergulhos de iniciantes).
A piscina é uma enorme estrutura submersa com 2,500,000 litros de água doce mantida a uma temperatura em cerca de 30 graus Cº, constituída com diferentes níveis de profundidade;
O primeiro em 2 metros aonde é a parte rasa usada para natação, nos níveis de 6 e 10 metros encontra-se plataformas para check-out e cavernas artificiais para que se possa simular situações semelhantes às que se vão encontrar em locais de mergulho reais, depois segue para 33 metros em um poço, no fundo encontra-se uma rosa dos ventos aonde aponta a direção norte.
Os preços para ir por água abaixo variam de um mergulho de uma hora com instrutor, sai por cerca de 110 reais, outra opção com duração de duas horas e meia custa cerca de 220 reais por pessoa com direito a certificado ao final.
Tudo o que se passa na piscina pode ser visto da parte de fora em imensas janelas localizadas no restaurante tailandês em anexo enquanto aprecia uma ótima refeição oriental.
Hoje o centro de mergulho NEMO 33 é um marco de muito sucesso que a Bélgica pode orgulhar-se!
Muitos turistas e mergulhadores escolhem Bruxelas como destino para poder visitar a super piscina.
Na vida de um mergulhador a NEMO 33 tornou-se um marco!
Além disso, mergulho em água doce é um poderosos anti-stress.
Alguns até dizem que NEMO 33 é afrodisíaca...
Quem quiser saber mais é só acessar www.scubadive.com.br e www.nemo33.com


Wagner C. Kazan é instrutor de mergulho PADI e TDI SDI