SCUBADIVE MERGULHO

Minha foto
Franca, São Paulo, Brazil
SCUBADIVE MERGULHO ESCOLA PADI, SDI e TDI, opera em Franca e Rifaina-SP.

NITROX VOCÊ ESTÁ PREPARADO PARA A ONDA DO MOMENTO?

Todos falam nitrox, nitrox, nitrox, mas o que é isso? De onde veio? Para que serve? Como se faz?
Chamado de vários nomes como nitrox, EAN (enriched air nitrox), ar enriquecido. Mas e se eu falar que todos nós respiramos nitrox!
O que, respiramos nitrox?
Sim, grosseiramente falando, pois o nitrox nada mais é que o ar, ou seja, Nitrox (nitrogênio e oxigênio).
Mas é um ar modificado, enriquecido. Pois alteram-se as concentrações de nitrogênio e oxigênio do ar que respiramos que fica entre 79% nitrogênio e 21% oxigênio.
Mas ar enriquecido, enriquecido com o que?
Enriquecido com oxigênio. Então nitrox nada mais é que a alteração da concentração dos gases que compõem o ar, que de 21% de oxigênio é passado para 28%, 36%, 60% e até 100%, conseqüentemente diminuindo a concentração de nitrogênio de 79% para 72%, 64%, 40% e 0%.
O benefício está bem ai! Pois o limite máximo do tempo no mergulho com ar é baseado na absorção de nitrogênio pelo organismo, reduzindo assim o tempo de mergulho. Então reduzindo a concentração de nitrogênio do ar que respiramos, reduzimos a absorção do nitrogênio pelo nosso organismo, com isso, aumentamos nosso tempo de mergulho consideravelmente. Mas por outro lado teremos que ter uma atenção especial com o oxigênio que respiramos para não termos nenhum problema durante o mergulho.
Fisiologicamente falando o Nitrox também é muito benéfico ao mergulhador, pois diminuindo a concentração de nitrogênio do ar que respiramos e com o uso de modernos computadores de mergulho, diminuímos consideravelmente as chances de termos quaisquer problemas ligados à absorção de bolhas de nitrogênio pelo organismo e problemas ligados à descompressão.
Mas como se retira o nitrogênio do ar? Bem existem várias maneiras de se retirar o nitrogênio do ar que respiramos.
Os chamados Gás Blenders fazem esta operação em estações de recargas e equipamentos preparados para oxigênio, pois é, altamente perigoso trabalhar com oxigênio sob pressão.
Os mais usados hoje são a pressão parcial aonde se coloca primeiro o oxigênio no cilindro e depois completa com ar, por um tipo de filtragem que chamamos de membrana, aonde o nitrogênio vai sendo eliminado e a sobra é o Nitrox desejado (EANx), e por boosting aparelho que comprime oxigênio dentro do cilindro. Todo o sistema tem que ser altamente seguro, pois o oxigênio é fonte de alimentação para fogo, então todos os equipamentos devem estar “limpos para oxigênio”, livres de contaminantes derivados de carbono e petróleo, gorduras, etc.
Devido a anos de estudos e grande influência das certificadoras como a PADI, TDI, etc; O nitrox vem ganhando espaço entre mergulhadores, que depois do curso básico já tem o interesse em iniciar o curso de nitrox.
Hoje em dia podemos encontrar o nitrox em todo mundo, principalmente em pontos de mergulho fora do Brasil aonde estas misturas são populares, por serem mais seguras e baratas.
No Brasil o nitrox vem se popularizando, mas devido ao alto custo da montagem do sistema de recarga, ainda levará algum tempo para todos os dive centers e operadoras o adquirirem.
Esperamos uma grande expansão de popularidade do nitrox no Brasil nos próximos anos, com a grande procura do público para o curso, obrigando assim os dive centers a se reorganizarem e adquirirem o sistema nitrox.
Vários dive centers já estão equipados com estes sistemas, principalmente os que ministram cursos de mergulho técnico e profissional, abastecendo assim o contingente de mergulhadores nitrox recreacional.
Existem hoje no Brasil várias recargas que seguem padrões internacionais e duas no interior de São Paulo, como na Scubadive Mergulho.
Procure ver o sistema de recarga, limpeza, organização, mas principalmente o sistema de filtragem para ter sempre um bom ar, seja ele enriquecido ou não, evitando assim complicações ligadas ao nitrox na hora da recarga.
Existem outros tipos de mistura como o Heliox e o Trimix, mas falamos mais sobre nas próximas edições;

Wagner C. Kazan é Instrutor de Mergulho e Gás Blender PADI e TDI e possui uma recarga nitrox do interior de São Paulo na Scubadive Mergulho. E você está convidado a realizar um curso de Gás Blender, e usar um dos melhores sistemas de recarga do interior paulista.